O Bloco Cia Barra da Saia atraiu centenas de pais e crianças à Orla Morena na tarde e noite de 2ª feira (16.fev.26) em Campo Grande (MS).
Eles foram atingidos por uma chuva intensa por volta das 16h30 e tiveram que se abrigar em tendas e no Japa Bar, local que serviu como palco para aquecimento da banda que tocou no cortejo.
A chuva, que durou cerca de uma hora, adiou um pouco a saída do cortejo do Palco de Arena da Orla Morena até o início da Orla, no cruzamento com a Rua Plutão, onde o palco da Cia Barra da Saia estava montado.
A demora, em vez de afastar o público, atraiu mais pessoas que, mesmo com filhos de colo, se uniram à festa.
Ângela Montealvão portou o estandarte do Bloco Cia Barra da Saia. Foto: Tero Queiroz Segundo a fundadora do bloco Cia Barra da Saia e uma das produtoras, Ângela Montealvão, o momento simbolizou uma consolidação no 2º ano de desfiles:
"Mesmo com a chuva, os nossos foliões ficaram, brincaram, pularam com suas crianças e fizemos esse cortejo debaixo da saia. Então assim, esse que é o segundo ano do bloco, eu acho que ele veio como um brinde para consolidar, um bloquinho que traz a cultura popular, que traz a nossa latinidade, que é a identidade de Campo Grande, que é o coração da América Latina, e nós da produção estamos muito felizes e muito emocionados com tudo isso que está acontecendo", introduziu.
Público dançou sob saia gigante no Bloco Barra da Saia na Capital sul-mato-grossense. Foto: Tero QueirozAinda conforme a idealizadora, a manutenção das atividades carnavalescas de um bloco se assemelha à criação de um filho, e muitas vezes outras pessoas se somam nessa criação:
"É difícil para caramba, mas, assim como criar um filho, dá muito orgulho. E a gente passa por etapas, né? Do nada aparecem uns anjos, uma rede de apoio que vem junto e faz essa missão, não é nem uma tarefa. Essa missão que é um pouco mais leve, um pouco mais prazerosa e facilitada", destacou.
Ângela agradeceu aos seus apoiadores, que incluem movimentos sociais, políticos e empresas privadas.
"Eu quero agradecer a toda a rede de apoio: o coletivo Elas Podem, a Associação de Moradores do bairro Cabreúva, o poder público, os investimentos da deputada federal Camila Jara, do deputado federal Beto Pereira, dos vereadores Jean Ferreira e Luísa Ribeiro e a todos os nossos patrocinadores privados, Maranata Pet Shop, Tchoco Burger, Conveniência do Japa e Gibinha Conveniência, que fazem essa rede de apoio para que esse bloco aconteça de uma forma um pouco mais tranquila".
Cortejo levou a saia até o palco instalado no início da Orla Morena na Capital de MS. Foto: Tero QueirozCom o crescimento exponencial da Cia Barra da Saia, Ângela projetou os desejos de 2027 nas ruas.
"Para o ano que vem, eu espero de verdade que, com essa consolidação, a gente tenha ainda mais reconhecimento e que esse caminho, essa trajetória seja um cadinho mais leve para que a gente possa vir para a festa um pouco menos cansada. Mas assim, assim como mãe, produtora de bloco, o que não falta é resistência. Então, hoje nós estamos aqui para brindar e para sermos felizes, porque a nossa alegria é o nosso principal mecanismo, a nossa principal ferramenta de luta e de viver nesse mundo. Viva a cultura popular, viva a nossa latinidade, viva a força e a resistência de todas nós, mulheres e mães. Viva a Cia Barra da Saia. 2027, estaremos mais uma vez aqui ainda maiores e ainda mais encantados", completou.
Assista ao vídeo da cobertura do cortejo no Instagram do @teatrinetv.
Confira abaixo a cobertura fotográfica do Cortejo carnavalesco da Cia Barra da Saia (créditos: @teroqueiroz e @teatrinetv):



































































































































































































































































































