
A 2ª edição do Festival de Catira e Viola de Mato Grosso do Sul acontece neste sábado (13.set.25), a partir das 19h, na Associação dos Criadores de Camapuã (ACRICAM). A entrada é gratuita.
O evento reúne violeiros e grupos de catira de diferentes estados, destacando a diversidade de estilos presentes em cada região do país.
Para o músico Girsel da Viola, o intercâmbio promovido pelo evento deve valorizar ainda mais essa expressão cultural no estado. “O Catira de Minas é mais lento, o de Goiás mais acelerado, e em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ele se mistura, ganha vida própria. Nosso Catira já tem identidade própria, e é maravilhoso ver essa valorização diante dos olhos".
A programação inclui apresentações musicais de João Lucas & Walter Filho, Luís Goiano & Girsel da Viola, Pamela Viola & Karoline, João Régis & Renan e Adriana Farias. Também participam os grupos de catira Os Considerados (GO), Irmãos Diamantes (MT e MS), Fernanda Catireira (MT), Grupo de Catira de Camapuã e As Donzelinhas (Camapuã, de 10 a 12 anos).

Segundo Ariane Rodrigues, presidente da Associação de Catireiros, o envolvimento das novas gerações é um dos destaques desta edição. “Até pouco tempo, tínhamos catireiros de 50, 60, 70 anos. Hoje vemos crianças de 9 a 12 anos dançando, com os pais levando para as aulas. Isso acontece graças ao empenho dos catireiros e ao apoio da comunidade", afirmou.
O festival também abre espaço para artesanato e gastronomia locais.
Acompanhe a cobertura do Festival no Instagram @teatrinetv.