A 9ª Feira Literária de Bonito (FLIB) foi oficialmente lançada nesta semana no Mato Grosso do Sul. (Em vídeo).
O evento acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro, na Praça da Liberdade, em Bonito.
O primeiro lançamento ocorreu em Bonito, na 2ª feira (4.ago.25), reunindo autoridades, escritores e educadores. (A nota da prefeitura de Bonito).
O segundo será nesta 6ª feira (8.ago.25), às 9h30, no café Doce Lembrança, em Campo Grande. O convite.
Com o tema “Literatura: a autoria, a arte e a vida!”, a FLIB disse que busca ampliar conexões entre leitores, autores e territórios.
“A FLIB cumpre um papel estratégico no fortalecimento da literatura e na formação de leitores”, disse o organizador Carlos Porto.
“‘Repetir, repetir, repetir, até ficar diferente’. Esse verso de Manoel de Barros resume nosso trabalho”, completou.
Ele também citou a importância das feiras literárias para o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
A curadora Maria Adélia Menegazzo destacou o impacto da leitura na cidadania.
“A FLIB é um espaço onde a literatura pulsa em muitas vozes, formatos e vivências.”
“Queremos destacar a potência da autoria, especialmente aquela que nasce das margens”, afirmou.
A ação artístico-cultural fará homenagens à escritora sul-mato-grossense Flora Egídio Thomé e à autora Carolina Maria de Jesus.
A programação inclui palestras, oficinas, atividades escolares e shows.
Desde 2015, a FLIB já reuniu mais de 25 mil pessoas e cerca de 185 autores regionais e nacionais.
VERBA REDIRECIONADA
A 9ª edição da FLIB é realizada pela Prefeitura de Bonito, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo de Mato Grosso do Sul e outras instituições.
Segundo apuração do TeatrineTV, o valor de R$ 300 mil obtido por meio de edital do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB) — do Ministério da Cultura, no governo do presidente Lula (PT) — e gerenciado pela Fundação de Cultura de MS (a íntegra), seria originalmente destinado à 10ª edição da ação artístico-cultural. No entanto, os recursos estão sendo utilizados nesta 9ª edição.
Questionada pela reportagem sobre a legalidade da medida, a assessoria da FLIB explicou: "Sobre a dúvida em relação ao financiamento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), esclarecemos que, inicialmente, os recursos estavam previstos para serem utilizados em 2026. No entanto, o repasse foi antecipado, o que possibilitou sua aplicação ainda na 9ª edição da Feira, em 2025. Por isso, mesmo que inicialmente a previsão apontasse para a 10ª edição, a verba foi devidamente redirecionada, dentro dos critérios legais, para fortalecer as ações culturais já nesta edição".