Logo TeatrineTV
'CACHOEIRÃO'

Autor de MS lança livro "Cachoeirão", escrito em deslocamento

Poemas de Elias de Aquino propõem um mergulho sensorial pelas paisagens do Mato Grosso do Sul e de outras regiões do Brasil

Por ALY FREITAS • 30/07/2025 • 21:44
Imagem principal Foto: Karen Freitas

O artista sul-mato-grossense Elias de Aquino anunciou na 5ª.feira passada (24.jul.25) a pré-venda de seu 1º livro de poemas, Cachoeirão, publicado pela editora Toma Aí um Poema. A compra pode ser feita AQUI até 15 de agosto.

O livro reúne 57 poemas distribuídos em 99 páginas e propõe um mergulho sensorial em paisagens do Mato Grosso do Sul e de outras regiões do Brasil. O lirismo do autor é atravessado por memórias, afetos e cartografias íntimas.

“Eu me entendo como um artista interdisciplinar. Esse é um livro que eu comecei a escrever durante a pandemia, mas muito do processo de 'Cachoeirão' foi desenvolvido em movimento. Muita parte do que ele é hoje foi escrita dentro de ônibus, dentro de carros, na estrada, em momentos de espera entre um voo e outro voo", contou.

Conforme o artista, o livro carrega registros de diferentes paisagens e espaços de passagem, funcionando como memória dos lugares por onde esteve ou nos quais gostaria de ter permanecido durante suas viagens. “Eu gosto de falar que o lugar fixo desse livro é o deslocamento. Ele é um livro que tem esses registros de lugares muito diferentes — rodoviárias, estradas, aeroportos — que são meio que espaços processuais entre um lugar e outro", explicou.

Imagem: DivulgaçãoImagem: Divulgação

Na capa, a pintura homônima da pernambucana Amorí introduz a ideia de travessia e deslocamento presente nos poemas de Elias. "Por mais que eu seja pintor há vários anos eu convido outra pessoa pra fazer a pintura do livro, por entender que o nosso processo não é tão nosso, no sentido de construção dessa individualidade que a gente é ensinado no mundo que a gente vive", detalhou.

A orelha do livro é assinada pela escritora Jarid Arraes, vencedora dos prêmios Biblioteca Nacional e APCA, e finalista do Prêmio Jabuti. O prefácio é de Nega Carolina, atriz, escritora e mestranda em Artes Cênicas. A artista visual Rose Afefé, indicada ao Prêmio PIPA e vencedora do Prêmio FOCO, assina um comentário crítico sobre a obra.

Foto: DivulgaçãoAmorí. Cachoeirão, 2025 - óleo sobre tela | Foto: Divulgação

"Cachoeirão" contou com financiamento do Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural de Dourados (FIP) 2023.

Os exemplares estão disponíveis na plataforma Benfeitoria (benfeitoria.com/projeto/cachoeirao) e podem ser adquiridos com desconto para quem levar mais de uma unidade. Há ainda opção de receber o livro autografado pelo autor.

Mais informações estão no Instagram do artista @elias.deaquino

 

 


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao