A escritora e educadora sul-mato-grossense Eva Vilma realiza na próxima 5ª feira (21.ago.25) uma roda de conversa com crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no Assentamento Capão Bonito I, em Sidrolândia (MS).
A ação integra o projeto "Ela é...", viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
No encontro, Eva vai trabalhar com os estudantes temas como estereótipos de gênero, empoderamento feminino e o papel das mulheres nas narrativas sociais e literárias, usando uma leitura dinâmica do seu livro "Ela é...".
A atividade busca despertar a escuta, a reflexão e o diálogo de forma acessível e sensível, contribuindo para a construção de uma consciência mais igualitária desde a infância.
Conforme a escritora, o projeto tem grande simbolismo pois será realizado na escola e no assentamento onde ela passou a infância. “Voltar ao chão onde aprendi a escrever e conversar com as crianças que hoje estão lá é uma emoção difícil de descrever. É um reencontro com minha história, mas também uma forma de abrir espaço para novas narrativas, mais justas e igualitárias, desde cedo”, afirmou Eva.

Após Sidrolândia, o projeto seguirá para escolas da periferia de Campo Grande e para a Central Unica das Favelas (CUFA), em parceria com a Associação das Mulheres das Favelas do MS, com piqueniques literários e rodas de conversa sobre gênero e igualdade.
A AUTORA
Natural de Campo Grande (MS), Eva Vilma é escritora, educadora da rede pública de ensino, pedagoga com especialização em diversidade e educação especial para inclusão educacional, e ativista literária. Atua nos coletivos Tarja Preta de Literatura Independente e Mulherio das Letras, com participação em diversas coletâneas. É autora dos livros Ela é... (finalista do Prêmio Mozart, 2020), O Fantástico Relógio da Rute (FIC/MS, 2022), INcômoda (2018), Incandescente (2020) e Nudes (2024), obra de crônicas autobiográficas publicada pela Maria Preta Cartonera.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram @eva.vilma.338