Logo TeatrineTV
Cultura Nacional

Justiça do MT proíbe Léo Lins de fazer piadas capacitistas   

Por TERO QUEIROZ • 09/09/2023 • 19:36

A Justiça de Mato Grosso expediu neste sábado (9.set.23) uma decisão judicial proibindo Leonardo de Lima Borges Lins, conhecido como Léo Lins, de fazer piadas de cunho discriminatório contra pessoas com deficiências durante as apresentações no estado.

Lins está realizando turnê com uma proposta artística que diz ser do gênero comédia, intitulada: “Peste Branca". Em MT ele tem agenda de apresentações na capital e irá para Rondonópolis para um show no domingo (10.set).

O juiz Jeverson Luiz Quintieri, da Comarca de Cuiabá, considerou que o artista fere a legislação devido a episódios anteriores de falas discriminatórias.

A ação inicial foi movida pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Cuiabá (AMA), que chegou a fazer um abaixo-assinado contra a realização dos shows em Mato Grosso.

Caso o comediante não cumpra a decisão, será multado no valor de R$ 65 mil.

É importante lembrar que a prática de induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é considerada crime no contexto de atividades artísticas ou culturais destinadas ao público, de acordo com o art. 20, § 2º-A da Lei nº 7.716/89. Apesar da previsão legal, Lins usa seus espetáculos para propagar mensagens odiosas que ele chama de 'humor ácido'.

Mesmo sabendo que fazer piadas com cunho de capacitismo é crime, Lins tem defendido nas redes que ao proibir ele de manifestar suas piadas, a justiça brasileira estaria cometendo o que ele chama de 'censura'.


Google News

Tags: Brasil, Comédia, CULTURA, destaque, Justiça., Léo Lins

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao