O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai selecionar projetos de Educação Patrimonial que tenham orçamentos de no mínimo R$200 mil e no máximo R$250 mil. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas AQUI até 25 de setembro.
De acordo com o Presidente do Iphan, Leandro Grass, o objetivo do edital é atrair propostas de todo o país, que reflitam a diversidade cultural brasileira. "Queremos mostrar que educação patrimonial não se dá apenas nas escolas, assim como preservar patrimônio não é tarefa exclusiva do Iphan. É de todos. O edital é um chamamento para projetos de características distintas, que sejam fruto tanto de iniciativas públicas quanto da sociedade civil organizada", detalhou o presidente, indicando que as inscrições poderão ser feitas por:
- Organizações da Sociedade Civil (OSC)
- Órgãos ou entidades da Administração Pública direta e indireta Estadual, Municipal e Distrital e Órgãos
- Entidades da Administração Púbica Federal integrantes do Orçamento Fiscal e da seguridade Social da União.
Os projetos aprovados terão no mínimo 12 meses para desenvolver processos educativos voltados para o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro." A gente só cuida do que conhece e entende como sendo algo de valor. A Educação Patrimonial cria esse vínculo de pertencimento das pessoas aos seus espaços e suas histórias compartilhadas", disse Leandro Grass.
A diretora do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, Desirée Tozi, explicou que o edital foi elaborado para permitir diversas abordagens possíveis de Educação Patrimonial, podendo dialogar com outras temáticas de relevância para a sociedade, como sustentabilidade, gênero, culturas afro-diaspóricas e indígenas, grupos urbanos e rurais minorizados, entre outras. "A ideia é selecionar projetos que promovam a Educação Patrimonial articulada com o combate ao racismo e ao sexismo, com a preservação da agrobiodiversidade, com a gestão urbana e a cultura popular, refletindo agendas de transformação social”, concluiu Desirée.
Assista ao vídeo de lançamento do Edital: