O violeiro Sebastião Souza, de 82 anos, o Mestre Tião, participou da abertura da 24ª edição do Festival de Inverno de Bonito na semana passada (20.ago), ocasião em que presenteou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, com uma viola de cocho.
Morador de Ladário (MS), Tião carrega a tradição da viola de cocho desde a adolescência. Nascido em uma família de músicos, aprendeu a tocar cururu e siriri, e hoje é reconhecido oficialmente como mestre da cultura popular, acumulando encontros com diferentes ministros da Cultura do país.
"Eu queria encontrar ela porque conheci Gilberto Gil assim, mas não pude tirar uma foto. Meu pai cantou para ele. E a senhora Marta Suplicy a gente conheceu lá em Brasília também. Agora vim conhecer a outra ministra aqui em Bonito, a Ministra Margareth", contou.
Segundo Tião, o encontro com a ministra foi marcado pela surpresa: “ Eu sabia que a ministra vinha aqui. Eu ia cantar para ela algum verso junto com o meu neto, mas alguém falou que ela já tinha ido embora. Mas ela estava ali. Aí me pegou de surpresa. Fiz um improviso e entreguei a viola. Eu fiquei muito contente por isso, muito feliz”, relatou.

Apesar de os filhos seguirem outras profissões, Tião destaca que o legado da viola de cocho permanece na família por meio do neto, Bruno, que já está aprendendo a tocar o instrumento.
"Geralmente, como é uma cultura ligada à religião, tocamos mais em questões religiosas, no São João, na quadrilha. Não chega a ser quadrilha, porque tem o Siriri, uma manifestação parecida", explicou Bruno.
Para Tião, a tradição só se mantém com interesse e dedicação, mesmo diante de outras profissões e caminhos de vida."Tá meio parado o costume na família, mas meu neto já quer tocar. Eles está continuando a trajetória. Como é de família, nunca acaba. É tradição", finalizou.

No Instagram do TeatrineTV você encontra outros conteúdos sobre a 24ª edição do FIB. @teatrinetv.