Logo TeatrineTV
CCMS

Artistas de Nova Alvorada do Sul destacam carência de formação na área cultural

Mesmo com forte chuva, produtores locais participaram de capacitação do Comitê de Cultura e elogiaram a metodologia baseada na "vivência" prática do oficineiro

Por TERO QUEIROZ • 10/11/2025 • 16:22
Imagem principal Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul auxilia artistas de Nova Alvorada do Sul na preparação para se inscrever em editais públicos de cultura. / Foto: Aly Freitas

Produtores culturais de Nova Alvorada do Sul enfrentaram forte chuva no domingo (26.out.25) para participar da oficina de elaboração de projetos culturais, oferecida pelo Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul (CCMS).

A atividade, realizada na Escola Estadual Antonio Coelho e ministrada por Anderson Lima (presidente da OSCIP Flor e Espinho, que executa o comitê em MS), foi destacada pelos participantes como uma ação necessária diante da "carência" de formação técnica no município.

Charles, de 44 anos. Foto: Aly FreitasCharles, de 44 anos. Foto: Aly Freitas

Charles de Souza Santos, 44 anos, o palhaço Chalito, afirmou que a dificuldade de acesso à informação sobre editais afeta tanto os artistas quanto a própria gestão pública local.

"É de uma grande importância... a gente é bem carente em relação a isso. Tanto que quando abre os editais aqui, da Aldir Blanc específico, a gente teve dificuldades... Aí a própria prefeitura, os próprios gestores também têm dificuldade na elaboração do edital e o que fazer com recurso, né?"

O diferencial da oficina, segundo Chalito, foi a abordagem do palestrante, focada na experiência prática.

"Eu acho que a maneira de colocar o palestrante que tem a vivência, né, que que sofreu lá atrás também para montagem dos projetos... daí ele tá passando isso pra gente que hoje a gente tá no momento que ele estava lá atrás. Então, uma pessoa que teve essa vivência, eu acho que ela vai ter mais o que falar pra gente."

O ator e produtor cultural, Enri Amorim, de 32 anos. Foto: Aly FreitasO ator e produtor cultural, Enri Amorim, de 32 anos. Foto: Aly Freitas

O ator e produtor cultural Enri Amorim, de 32 anos, viu a oficina como uma oportunidade de atualização necessária para acompanhar as mudanças nas leis de fomento.

"É muito importante porque tá sempre, como a gente tá em constante renovação, né, as leis podem estar mudando, acho que sempre é bom estar reforçando a nossa capacidade de compreensão... várias coisas pontuais como essa questão do orçamento foi muito importante, né? Quem não sabia dessa informação. Parte mais prática”. 

Ao final, Charles de Souza Santos se ofereceu para auxiliar na articulação de novas ações na cidade: "Pode colocar Nova Alvorada do Sul na rota que eu me responsabilizo em estar como agente cultural mobilizando a cidade para esses tipos de ações".

No dia anterior à passagem por Nova Alvorado do Sul, a equipe do CCMS conduziu oficinas semelhantes no Centro de Dourados e na retoma indígena Yvu Verá, próximo a Aldeia Jaguapiru, que fica nos arredores da grande Dourados.   

A coordenadora de ações do CCMS, Bruna Egídio. Foto: Aly FreitasA coordenadora de ações do CCMS, Bruna Egídio . Foto: Aly Freitas

Para Bruna Egídio, coordenadora de ações do Comitê, o objetivo central é levar informação."Uma comunidade informada e capacitada é munida de poder para a real efetivação de seus direitos culturais, direitos esses que entendo como fundamentais para o sentimento de pertencimento, valorização das identidades e promoção da cidadania como um todo”, completou.

SOBRE OS COMITÊS DE CULTURA

Os Comitês de Cultura são redes de agentes e instituições da sociedade civil, selecionadas por editais públicos, com o objetivo de articular e fortalecer as políticas culturais em seus territórios.

Alinhados aos princípios do Plano Nacional de Cultura e Cidadania (PNCC), eles atuam na mobilização social e na formação em direitos culturais.

A missão desses comitês inclui apoiar a elaboração de projetos, ampliar o acesso à informação sobre as ações federais, combater a desinformação e fortalecer o Sistema Nacional de Cultura.

O COMITÊ EM MATO GROSSO DO SUL

Em Mato Grosso do Sul, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Flor & Espinho, localizada em Campo Grande (MS), foi a ganhadora do edital lançado pelo Ministério da Cultura (MinC).

Portanto, a Flor & Espinho é a organização responsável pela realização das ações do Comitê em diversos municípios sul-mato-grossenses pré-indicados no plano de trabalho.

 


Google News

Tags: Anderson Lima, Bruna Egídio, Capacitação de Agentes Culturais, Comitê de Cultura de Mato, Editais da Aldir Blanc, Flor e Espinho OSCIP, Formação em Cultura, Nova Alvorada do Sul, Oficina de Projetos Culturais, Políticas Culturais

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao