O TEATRINETV ERROU! (LEIA NO FINAL DO TEXTO)
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) publicou, na sexta-feira (9.mai.2025), o resultado da homologação de inscrições no âmbito do Edital de Chamamento Público nº 010/2025, que seleciona propostas culturais para celebração de Termo de Execução Cultural com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei Federal nº 14.399/2022.
O edital, de R$ 2,1 milhão (a íntegra), prevê o apoio financeiro a projetos com teto de até R$ 300 mil, destinados a 7 ações culturais que envolvem a realização de feiras, festivais e festividades culturais em todo o Estado, com duração mínima de dois dias e pelo menos duas edições anteriores já realizadas. As iniciativas contempladas devem fortalecer os elos da rede produtiva cultural e englobam ações reconhecidas como patrimônio cultural, festividades folclóricas, manifestações de matrizes africanas, carnaval, festivais artísticos, feiras de artesanato e de economia criativa.
A homologação, publicada no Diário Oficial Eletrônico n. 11.824, confirma as inscrições deferidas e detalha os proponentes e nomes das propostas aprovadas. Entre os projetos destacados está o “11º Rodeio dos Campeões”, apresentado pelo Centro Cultural Praia do Michel, de Coxim (MS), entidade já conhecida pela organização da tradicional Festa do Peixe na cidade.

A Lei Aldir Blanc, que visa apoiar o setor cultural, não tem como objetivo específico financiar projetos que promovam maus-tratos a animais. A lei tem como foco principal o fomento à cultura, incluindo a proteção de espaços e agentes culturais, a democratização do acesso à cultura e a manutenção da produção artística.
Por isso, chama atenção a homologação de uma festa de rodeio, prática de flagrante violência contra animais.
O processo segue agora para a etapa de análise técnica e de mérito. Somente após essa fase será definida a lista final de projetos que receberão os recursos. Aqui está a íntegra.