Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
"GUERRILHA DEMOCRÁTICA"

Comitê de Cultura de MS presencia ato histórico de Lula em Brasília

Chefe do Executivo federal enviou ao Congresso o novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que blinda políticas culturais para a próxima década

Por TERO QUEIROZ • 17/11/2025 • 13:49
Imagem principal Delegação do Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul (CCMS). / Foto: Felipe Martins/MinC

A delegação do Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul (CCMS) testemunhou, nesta 2ª feira (17.nov.25), um marco para a institucionalização do setor no país. Durante a agenda em Brasília, o grupo presenciou a cerimônia no Palácio do Planalto onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso o projeto de lei do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) e assinou o decreto de criação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Representando a execução da política em Mato Grosso do Sul, estiveram presentes o presidente da Oscip Flor & Espinho, Anderson Lima, e a colaboradora Nair Gavilan. A representatividade territorial foi reforçada por Arildo Cebalio, da organização parceira Caianas, que acompanhou de perto a assinatura dos documentos que nortearão as diretrizes culturais pelos próximos dez anos.

Arildo Sebálio, assessor de projetos e parcerias da OSC Caianás. Foto: MinCArildo Sebálio, assessor de projetos e parcerias da OSC Caianás. Foto: MinC

Em discurso contundente, o presidente Lula defendeu a autonomia artística e a capilaridade das ações. Ao classificar o momento como a realização de um sonho antigo, o presidente convocou os agentes presentes a transformarem a cultura em um “movimento efetivamente de base”.

O presidente defendeu a criação de ‘uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país’, onde as “pessoas precisam ter a liberdade de fazer e provocar que os outros façam acontecer a cultura no Brasil", destacou Lula, dirigindo-se aos representantes dos comitês estaduais e autoridades.

(17.11.2025) - Presidente Lula reúne-se com agentes territoriais e lideranças do Comitês de Cultura do Brasil para assinatura do decreto: Projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Cultura. Foto: Filipe Araújo / MinC(17.11.2025) - Presidente Lula reúne-se com agentes territoriais e lideranças dos Comitês de Cultura do Brasil para assinatura do decreto: Projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Cultura. Foto: Filipe Araújo / MinC

Assistindo ao ato, o presidente da Flor & Espinho, Anderson Lima, definiu como um momento único. “Foi emocionante demais ver um presidente defendendo a Cultura por meio de ações efetivas como fez hoje aqui o presidente Lula. É um líder de fato, estou muito emocionado de ter presenciado esse momento histórico”, declarou brevemente Anderson em entrevista ao TeatrineTV.

BLINDAGEM INSTITUCIONAL E NOVOS EIXOS

Presidente Lula assina decreto do novo PNC e o envia ao Congresso Nacional.  (17.11.2025) - Presidente Lula assina decreto do novo PNC e o envia ao Congresso Nacional. Foto: Filipe Araújo / MinC

O novo PNC, estruturado em oito eixos temáticos (diferente das três dimensões do plano anterior), visa garantir direitos culturais, preservação da memória e financiamento perene. O objetivo político, segundo o presidente, é criar uma proteção legislativa robusta.

“O que estamos fazendo hoje (...) é dizer ao meu líder no Senado que a partir de amanhã vocês terão o trabalho de transformar definitivamente nossa política cultural, para que nenhum presidente, de qualquer partido que seja, possa um dia, outra vez, achar que pode proibir a cultura nesse país”, afirmou Lula.

Além do plano decenal, a criação da CIT — assinada na presença da comitiva de MS — institui um espaço formal de negociação entre União, Estados e Municípios, fortalecendo o pacto federativo necessário para que as políticas cheguem à ponta, onde atuam organizações como a Flor & Espinho e a Caianas.

INÍCIO DO ENCONTRO EM BRASÍLIA 

Atuação conjunta da equipe do Comitê de Cultura de MS com os Agentes Territoriais de MS, a coordenadora do escritório do Minc no estado e a representante do IFMS, reforçando a articulação institucional e o avanço das políticas culturais na região.Atuação conjunta da equipe do Comitê de Cultura de MS com os Agentes Territoriais de MS, a coordenadora do escritório do Minc no estado e a representante do IFMS, reforçando a articulação institucional e o avanço das políticas culturais na região. Foto: Reprodução

O Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul (CCMS) participa ativamente do Encontro Nacional dos Comitês de Cultura desde o domingo (16.nov.25) em Brasília. O evento, que segue até o dia 19 de novembro, reúne a rede de articulação do Ministério da Cultura (MinC) para debater a consolidação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

Na abertura do evento, o tom foi de celebração e responsabilidade política. O secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, definiu a iniciativa como a materialização do "maior programa territorial de cultura desse país". A ação mobiliza 601 agentes em todo o território nacional, visando descentralizar recursos e democratizar o acesso.

Autoridades como o secretário-executivo, Márcio Tavares, e a Secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC), Roberta Martins, destacaram que a presença das lideranças dos Comitês, o que inclui o CCMS, é vital para alcançar o "Brasil profundo". 

O encontro objetiva não apenas para formação — em parceria com os Institutos Federais — mas para reafirmar a cultura como eixo central de soberania e desenvolvimento social.

A programação segue com grupos de trabalho e plenárias, tendo sido inaugurada culturalmente pelo cortejo do Boi do Seu Teodoro, símbolo da resistência da cultura popular no Planalto Central.


Google News

Tags: CCMS Mato Grosso do Sul, Comissão Intergestores Tripartite, Comitês de Cultura, Cultura no governo Lula, Democracia cultural, Encontro Nacional dos Comitês de, Ministério da Cultura, Plano Nacional de Cultura, PNC 2025, Política Cultural Brasil

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao