Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
'SEM INVESTIMENTO'

Explorada por políticos ano após ano, Festa do Queijo encerra 8ª edição

Evento foi palco para exposições alimentícias e politicagem 'grátis'

Por TERO QUEIROZ • 11/05/2025 • 22:40
Imagem principal Prefeita Adriane Lopes faz palco político na Festa do Queijo, em Rochedinho. Foto: Ana Paula Fernandes

"Mesmo com a queda nas temperaturas, a 8ª edição da Festa do Queijo teve um público recorde: 10 mil pessoas", disse a Prefeitura de Campo Grande (MS) em um release enviado à imprensa.

A festa foi realizada no Distrito de Rochedinho no sábado (10.maio.25). Não é possível confirmar o número citado pela administração, pois a Prefeitura não informou como a estimativa foi calculada.

As imagens enviadas à imprensa não sugerem o grande número de público citado pela Prefeitura. Veja:

Essa imagem sugere um público de 400 a 500 pessoas. Foto: Ana Paula Fernandes Essa imagem sugere um público de 400 a 500 pessoas. Foto: Ana Paula Fernandes 

Em todo caso, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Executiva de Cultura (Secult) e da Secretaria Especial de Articulação Regional (SEAR), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), afirmou ter fornecido suporte estrutural e incentivo à produção local. No entanto, não há registro de investimentos destinados à realização da festa no Diário Oficial. Apesar disso, a prefeita Adriane Lopes (PP) usou o evento como palco político, chamando-o de 'iniciativa cultural', embora a Festa do Queijo esteja mais diretamente ligada à economia da pecuária e da agricultura familiar.

Palco foi lotado por políticos, mas poucos recursos chegaram para realização do evento. Foto: Ana Paula FernandesPalco foi lotado por políticos, mas poucos recursos chegaram para realização do evento. Foto: Ana Paula Fernandes

À reportagem do TeatrineTV, a Prefeitura disse que 40 expositores ofereceram no evento itens diversos, como alimentos e produtos oriundos de bovinos, como couro e cintos. Além disso, sustentou que 22 produtores locais disponibilizaram queijos, doces, salames, leite e outros produtos de origem animal.

Entre as atividades citadas como 'tradicionais', o evento realizou o "Correio Elegante" — brincadeira típica das festas juninas em que bilhetes anônimos ou românticos são trocados entre os participantes.

A programação musical contou com apresentações de sertanejo e chamamé, sendo a  abertura por parte de Zezé do Pantanal e o show principal por conta do trio 'Os Filhos de Campo Grande'. 

Durante o evento, a prefeitura informou que foi realizada uma "homenagem ao Dia das Mães e sorteios", mas não especificou o que foi sorteado.

CALENDÁRIO OFICIAL

Em 2019, o então prefeito Marquinhos Trad (na época filiado ao PSD e atualmente vereador pelo PDT) sancionou a inclusão da "Festa do Queijo", em Rochedinho, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande (MS). A intenção da medida tinha como objetivo conseguir apoio financeiro para a atividade tradicional culturalista, mas até o momento só serviu para oficializar a promoção grátis de políticos que sequer destinam recursos para a realização do evento. 

 


Google News

Tags: Adriane Lopes, Festa do Queijo, Prefeitura de Campo Grande, Rochedinho

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao