Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
REDE BRASILEIRA

Funarte destaca papel central do 24º Encontro Nacional de Teatro de Rua

Edição em Campo Grande reúne 300 grupos e fortalece políticas culturais

Por TERO QUEIROZ • 20/11/2025 • 23:06
Imagem principal Michele Rolim, da Funarte, durante a abertura do 24º Encontro de Teatro de Rua em Campo Grande (MS). Foto: Fernando Prestes

A Fundação Nacional das Artes (Funarte), representada pela coordenadora de Teatro na instituição, Michele Rolim, reforçou seu apoio ao 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, durante a abertura do Encontro na 4ª feira (19.nov.25) em Campo Grande (MS). 

"A Funarte está apoiando esse encontro porque para nós é muito importante a Rede Brasileira de Teatro de Rua, uma rede nacional composta por mais de 300 grupos com longa trajetória", introduziu, Michele.

Segundo ela, o país passa por um momento de reconstrução institucional das políticas culturais.

"E eu vou destacar três processos decisivos", anunciou.  

Michele Rolim segurando um documento do Programa Nacional das Artes durante o 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua em Campo Grande (MS). Foto: Fernando PrestesMichele Rolim segurando um documento do Programa Nacional das Artes durante o 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, em Campo Grande (MS). Foto: Fernando Prestes

O primeiro processo citado por Michele, foi o Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro, realizado de 9 a 12 de setembro, na Capital do Ceará, durante o Festival de Teatro de Fortaleza.

"Essa ação foi uma ação interestadual formalizando um compromisso conjunto das três esferas: esfera nacional, estadual e municipal para o fortalecimento da ação continuada do teatro, inaugurando um pacto federativo, que a gente vem falando muito em pacto federativo, que vai ser muito, muito importante para futuras construções", explicou.  

O encontro reúne representantes de 16 estados, considerados articuladores principais da rede em nível estadual. Foto: Fernando PrestesO encontro reúne representantes de 16 estados, considerados articuladores principais da rede em nível estadual. Foto: Fernando Prestes

O segundo processo será o lançamento da Política Nacional das Artes (PNA), que está tendo o texto-base finalizado por um Grupo de Trabalho coordenado pela Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

"Essa política, ela estabelece uma base normativa e conceitual para o fomento, para valorização e para proteção da produção artística brasileira com toda sua diversidade de linguagem, de territórios e agentes", detalhou.  

Rede Brasileira de Teatro de Rua faz um minuto de silêncio pelo assassinato do indígena Vicente Fernandes Vilhalva, morto pela agromilícia em MS. Foto: Fernando PrestesRede Brasileira de Teatro de Rua faz um minuto de silêncio pelo assassinato do indígena Vicente Fernandes Vilhalva, morto pela agromilícia em MS. Foto: Fernando Prestes

O terceiro ponto destacado foi a criação da Diretoria do Centro de Teatro da Funarte.

"É uma estrutura estratégica e cuja constituição é importante para garantir a continuidade, a regularidade e a institucionalidade das ações federais para o teatro. Antes existia uma diretoria de artes cênicas na Funarte. Agora nós temos uma diretoria de teatro específica. Isso tende a fortalecer o segmento teatral. Então acho que esse encontro, ele tem todo esse contexto de importância para FUNARTE dentro desses três processos decisivos que vem acontecendo". 

Rolim completou reforçando que o encontro tem relevância estratégica para a Funarte e para o fortalecimento do teatro de rua no país.

CINCO DIAS DE RUA 

O XXIV Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua é realizado em Campo Grande, de 19 a 23 de novembro, reunindo artistas, pesquisadoras, articuladores e gestoras e gestores culturais de diferentes regiões do país.

A iniciativa é organizada pela Rede Brasileira de Teatro de Rua em colaboração com grupos de Mato Grosso do Sul, entre eles Teatro Imaginário Maracangalha, Flor e Espinho, Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Pisando Alto, Trupior Circo, Casulo e Clandestino.

Veja a íntegra da programação, AQUI.


Google News

Tags: 24º Encontro Rede Brasileira de, fortalecimento do teatro, Funarte, Michele Rolim, PNA, Política Nacional das Artes, políticas culturais Brasil, RBTR 2025, teatro de rua Brasil, teatro público

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao