Michele Rolim, da Funarte, durante a abertura do 24º Encontro de Teatro de Rua em Campo Grande (MS). Foto: Fernando Prestes
A Fundação Nacional das Artes (Funarte), representada pela coordenadora de Teatro na instituição, Michele Rolim, reforçou seu apoio ao 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, durante a abertura do Encontro na 4ª feira (19.nov.25) em Campo Grande (MS).
"A Funarte está apoiando esse encontro porque para nós é muito importante a Rede Brasileira de Teatro de Rua, uma rede nacional composta por mais de 300 grupos com longa trajetória", introduziu, Michele.
Segundo ela, o país passa por um momento de reconstrução institucional das políticas culturais.
"E eu vou destacar três processos decisivos", anunciou.
Michele Rolim segurando um documento do Programa Nacional das Artes durante o 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, em Campo Grande (MS). Foto: Fernando PrestesO primeiro processo citado por Michele, foi o Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro, realizado de 9 a 12 de setembro, na Capital do Ceará, durante o Festival de Teatro de Fortaleza.
"Essa ação foi uma ação interestadual formalizando um compromisso conjunto das três esferas: esfera nacional, estadual e municipal para o fortalecimento da ação continuada do teatro, inaugurando um pacto federativo, que a gente vem falando muito em pacto federativo, que vai ser muito, muito importante para futuras construções", explicou.
O encontro reúne representantes de 16 estados, considerados articuladores principais da rede em nível estadual. Foto: Fernando PrestesO segundo processo será o lançamento da Política Nacional das Artes (PNA), que está tendo o texto-base finalizado por um Grupo de Trabalho coordenado pela Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
"Essa política, ela estabelece uma base normativa e conceitual para o fomento, para valorização e para proteção da produção artística brasileira com toda sua diversidade de linguagem, de territórios e agentes", detalhou.
Rede Brasileira de Teatro de Rua faz um minuto de silêncio pelo assassinato do indígena Vicente Fernandes Vilhalva, morto pela agromilícia em MS. Foto: Fernando PrestesO terceiro ponto destacado foi a criação da Diretoria do Centro de Teatro da Funarte.
"É uma estrutura estratégica e cuja constituição é importante para garantir a continuidade, a regularidade e a institucionalidade das ações federais para o teatro. Antes existia uma diretoria de artes cênicas na Funarte. Agora nós temos uma diretoria de teatro específica. Isso tende a fortalecer o segmento teatral. Então acho que esse encontro, ele tem todo esse contexto de importância para FUNARTE dentro desses três processos decisivos que vem acontecendo".
Rolim completou reforçando que o encontro tem relevância estratégica para a Funarte e para o fortalecimento do teatro de rua no país.
CINCO DIAS DE RUA
O XXIV Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua é realizado em Campo Grande, de 19 a 23 de novembro, reunindo artistas, pesquisadoras, articuladores e gestoras e gestores culturais de diferentes regiões do país.
A iniciativa é organizada pela Rede Brasileira de Teatro de Rua em colaboração com grupos de Mato Grosso do Sul, entre eles Teatro Imaginário Maracangalha, Flor e Espinho, Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Pisando Alto, Trupior Circo, Casulo e Clandestino.
Veja a íntegra da programação, AQUI.





