A Itaipu Binacional abriu as inscrições para seu Edital de Seleção Pública de Ações Artístico-Culturais, com um investimento total de R$ 4 milhões.
O objetivo é patrocinar projetos desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos.
As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 14 de novembro de 2025. A íntegra.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Podem se inscrever entidades sem fins lucrativos com no mínimo 12 meses de existência legal, localizadas em qualquer município do Paraná ou em 35 cidades de Mato Grosso do Sul, sendo:
- Amambaí;
- Angélica;
- Antônio João;
- Aral Moreira;
- Batayporã;
- Caarapó;
- Coronel Sapucaia;
- Deodápolis;
- Douradina;
- Dourados;
- Eldorado;
- Fátima do Sul,
- Glória de Dourados;
- Iguatemi;
- Itaporã;
- Itaquiraí;
- Ivinhema;
- Japorã;
- Jateí;
- Juti;
- Laguna Carapã;
- Maracaju;
- Mundo Novo;
- Naviraí;
- Nova Alvorada do Sul;
- Nova Andradina;
- Novo Horizonte do Sul;
- Paranhos;
- Ponta Porã;
- Rio Brilhante;
- Sete Quedas;
- Sidrolândia;
- Tacuru;
- Taquarussu; e,
- Vicentina.
DIVISÃO DE RECURSOS
Do total de R$ 4 milhões, R$ 3 milhões serão destinados a projetos de alcance municipal e estadual. O R$ 1 milhão restante será para ações de abrangência nacional ou internacional.
Os valores por projeto são definidos da seguinte forma:
- Até R$ 55 mil para ações municipais ou estaduais.
- Até R$ 85 mil para ações de alcance nacional ou internacional.
- Até R$ 150 mil para propostas que comprovem um histórico de público superior a 100 mil pessoas em edições anteriores.
NOVIDADES DO EDITAL
Uma mudança importante é a permissão para que o pagamento de cachês artísticos consuma até 50% do valor total patrocinado pela Itaipu.
Segundo Marcos Rogério Pinto, gerente da Divisão de Gestão da Comunicação Social da Itaipu, uma das novidades do edital é a possibilidade de incluir cachê artístico dentro do limite estabelecido em edital. “A inclusão do cachê é uma mudança importante. Na última live com os participantes, muitos relataram que, por se tratar de projetos pequenos e com orçamento limitado, a ausência dessa previsão inviabilizava a participação de diversas iniciativas culturais”, explicou.
O edital também contempla explicitamente ações culturais de Natal, desde que envolvam apresentações artísticas, como espetáculos e festivais, e não apenas decoração. “É o momento ideal para que os municípios apresentem seus projetos natalinos, que são considerados culturais. Mas é importante lembrar que apenas decoração não se enquadra”, reforçou Yuri Vieira Perez, analista do setor de patrocínios da Divisão de Gestão da Comunicação.
CRONOGRAMA DO EDITAL
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Inscrições: de 06 de outubro a 14 de novembro de 2025.
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Divulgação do resultado: até 12 de dezembro de 2025.
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Execução dos projetos: entre 1º de março de 2026 e 28 de fevereiro de 2027.
- Prestação de contas: até 60 dias após o término da execução do projeto.
As propostas serão avaliadas por critérios como potencial de comunicação, acesso gratuito do público, promoção de equidade e potencial de continuidade.