Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
OPERAÇÕES COLLUSION E SIMULATUM

Jornal e empresário ligados ao 'pai do ET Bilu' são alvos do Gaeco em MS

Estão sendo cumpridos 6 mandados de prisão e 30 ordens de busca e apreensão na Capital e duas cidades do interior

Por TERO QUEIROZ • 21/01/2026 • 12:46
Imagem principal Francisco Elivaldo Eli de Sousa e Urandir Fernandes de Oliveira. Foto: Reprodução

As operações Collusion e Simulatum do Gaeco cumpriram seis mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em Campo Grande, Terenos e Rio Negro.

Segundo os investigadores, objetivo é desarticular um esquema de fraudes em licitações que sangrou os cofres da Prefeitura e da Câmara de Terenos desde 2021. A íntegra

O ponto central das buscas na Capital foi o bairro Carandá Bosque, na Rua Chafica Fatuche Abussafi, sede do Jornal Impacto. Agentes vasculharam a casa do empresário Francisco Elivaldo Eli de Sousa e a sede do seu Grupo Impacto Mais de Comunicação, que além do jornal online, tem rádios em MS. 

Eli possui laços empresariais diretos com Urandir Fernandes de Oliveira, criador da comunidade Zigurats e conhecido pela propagação do "ET Bilu".

  • Os dois são sócios na empresa "BDM Dourado Digital".

  • O prédio do Jornal Impacto é vizinho à sede da "Dakila Comunicações" (de Urandir) e estaria em processo de aquisição pelo grupo do parceiro.

Apesar da sociedade e da vizinhança, a defesa do grupo Dakila afirmou que a empresa e Urandir não são investigados nesta ação específica.

Na cidade de Corguinho (MS), sede da Dákila e do antigo Projeto Portal — que engloba diversas empresas de Urandir —, Eli e Urandir comandam juntos a Rádio Diamante FM 98,7, conhecida como “a rádio que brilha”. A informação consta no próprio Jornal Impacto. A íntegra 

Os laços de Urandir eram estreitos com o Ministério do Turismo e com a Secretaria Executiva de Cultura, então comandada pelo ator fracassado Mário Frias, durante o governo do golpista preso e inelegível Jair Bolsonaro.

Autointitulado mestre em histórias — principalmente aquelas que caçoam do imaginário popular —, Urandir é diretor do longa-metragem Terra Convexa e, durante o governo Bolsonaro, propôs a existência de uma cidade submersa nas florestas da Amazônia, o que ele chama de “Ratanabá”. Assim como em Corguinho, as histórias são, na verdade, mitos usados para ocupar áreas públicas preservadas e gerar riqueza ao empresário que se diz ufólogo. Veja na galeria (abaixo) imagens que comprovam a relação próxima de Urandir e Eli: 

E foi durante o governo de Bolsonaro, em 2021, que Urandir aparece como o responsável por criar o Ecossistema Dákila, que engloba a Cidade Zigurats; Faculdade e Instituto Dákila Pesquisas; BDM Digital e Bank. Essas são apenas algumas das empresas que ele comanda atualmente.  

ESQUEMA: GRÁFICAS E SOM

O Ministério Público dividiu a ofensiva em duas frentes para estancar a corrupção:

  1. Operação Collusion: Desmontou um "conluio" para fraudar contratos de materiais gráficos tanto na Prefeitura quanto na Câmara.

  2. Operação Simulatum: Focou na simulação de concorrência para aluguéis de equipamentos de som no Legislativo municipal.

TERENOS IMERSA EM ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO 

A operação desta 4ª feira aprofunda o abismo político em Terenos. O município já é palco da Operação Spotless, deflagrada em 2025, que colocou tornozeleira eletrônica no prefeito reeleito Henrique Budke (PSDB).

Budke é apontado como chefe de uma organização criminosa que desviou mais de R$ 15 milhões através de propinas e licitações viciadas. A defesa dos novos citados, incluindo o proprietário do Jornal Impacto, informou que só se manifestará após acesso aos autos.

NOMES DAS OPERAÇÕES 

A expressão em inglês "Collusion", que significa "conluio", remete à ideia de acordos ilícitos realizados entre os investigados com o objetivo de fraudar contratos públicos.

Já o nome “Simulatum”, que no latim, quer dizer "simulado", refere-se à forma de atuação dos investigados, os quais simulavam competição entre si com o objetivo de praticar os crimes em questão. 


Google News

Tags: BDM Dourado Digital, Cidade Zigurats, Dakila Comunicações, Francisco Elivaldo Eli de Sousa, Gaeco, Instituto Dákila Pesquisas, Jair Bolsonaro, Jornal Impacto, operações Collusion e Simulatum, Urandir Fernandes de Oliveira

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao