Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
24º FIB

Secretário de Cultura celebra Margareth Menezes e projeta expansão com verba federal

Por TERO QUEIROZ | ALY FREITAS • 23/08/2025 • 11:37
Imagem principal Marcelo Miranda (ao centro, de camisa azul), ao lado esquerdo da ministra Margareth Menezes (de amarelo) | Foto: Tero Queiroz

Marcelo Miranda, Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) de Mato Grosso do Sul, participou da cerimônia de abertura da 24ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB) na 4ª feira (20.ago.25).

Ao TeatrineTV, o secretário celebrou a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. "A importância da Ministra estar aqui é enorme. Mostra um olhar muito atencioso da Ministra. Isso significa muito para nós e mostra como ela é uma pessoa realmente sensível à cultura em todas as regiões do país. Ficamos muito felizes em função da contribuição que ela deu para a Cultura no estado e no Brasil".

Ele também celebrou a retomada do Ministério da Cultura pelo atual chefe do executivo federal. "Ter alguém com a credibilidade e o engajamento dela [ministra] garantiu que, mesmo nesse momento de contingenciamento, que é geral no Brasil, os recursos para a cultura fossem mantidos. Ela teve um papel muito importante na descentralização dos recursos da Lei Rouanet. Houve um aumento de mais de 120% para o Centro-Oeste e mais de 200% para o Norte, graças a ações da ministra e a uma regulamentação melhor da Lei Rouanet", argumentou.

Sobre a possibilidade de a FCMS solicitar recursos federais para as próximas edições do FIB, Marcelo disse que é algo que está sendo debatido. "Estamos preparando uma grande transformação no festival. O FIB chegou a um momento de consolidação e, para crescer, precisamos trazer recursos federais e da iniciativa privada, sem onerar o Governo do Estado", revelou.

Na avaliação do Secretário, essa edição do FIB é um marco no que tange a presença da Ministra, mas também no âmbito da programação.  "Atendemos 100% das reivindicações [de Bonito], como a volta do palco no balneário e a valorização do artista local. Hoje, a prioridade é a presença e a circulação dos artistas de Bonito. Isso está refletido na grade do festival: temos todas as linguagens — circo, teatro, oficinas, cursos, palestras", disse.

Questionado sobre o que mais gosta no festival, Marcelo respondeu: "Eu gosto de ficar circulando. Gosto muito da literatura e de acompanhar a programação que está muito bacana. Temos um olhar especial para o Festival Bonitinho também, que foi uma iniciativa nossa desde 2023 e que deu muito resultado e atraiu famílias para cá. Vale lembrar que o festival não é só música, não são só os shows. Temos diversas linguagens super valorizadas, mostrando nossa cultura. Priorizar isso é algo que me deixa muito orgulhoso", concluiu.

Acompanhe a cobertura do 24º Festival de Inverno de Bonito no Instagram @teatrinetv.


Google News

Tags: FCMS, Festival de Inverno de Bonito, fib, governo federal, Margareth Menezes

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao