Recentemente mostramos aqui no TeatrineTV, que o Sesi formalizou o lançamento da 1ª Comissão Interna de Cultura do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mato Grosso do Sul.
Procuramos a assessoria do Sesi para obter mais detalhes de como irão funcionar as chamadas “incubadoras” de projetos culturais e os hubs citados no conteúdo anterior.
Por e-mail, de maneira ainda reservada, o Sesi disse: “A IncubARTE SESI nasceu com a missão de capacitar a rede de produtores culturais para atender futuros editais de produções culturais incubadas para projetos em Leis de Incentivo à Cultura das esferas federal, estadual e municipal, fomentando a engrenagem Cultural e proporcionando contrapartidas de marketing cultural e de responsabilidade social para a indústria do MS”.
Eles também citaram o ‘Hub Digital da Cultura: O Alcance – Agentes Locais de Cultura Arte e Novas Conexões Empreendedoras’. Conforme explicado, é um sistema online em fase de estruturação que visa promover a conexão e a interação dos diversos agentes da cena cultural do MS, como artistas, produtores, staff, indústrias patrocinadoras, Poder Público e a sociedade. Estimam que esse serviço deve ser lançado apenas em 2024.
Também seria fruto da Comissão, a ‘PantaNOW FIEMS’ – dito como um programa de gestão de indicadores de impacto social e de preservação ambiental com viés de arte e cultura regional. Esse também estaria em fase de estruturação, segundo o Sesi.
Questionados pelo TeatrineTV, qual seria o canal que os artistas poderiam usar para levar seus projetos à Comissão, o Sesi disse: “Para participar do processo, os artistas interessados devem estar previamente credenciados como agentes culturais na IncubARTE SESI”.
O sistema não quis citar ainda qual é valor estimado que está sendo investido no empreendimento cultural: “Estamos preparando tudo! Em breve divulgaremos mais informações e o lançamento dos programas”, respondeu.
O SESI disse também, sem citar um prazo, que está trabalhando para lançar o primeiro credenciamento de agentes culturais. Questionado quais seriam os critérios para esse credenciamento, o Sesi disse: “Aguarde a divulgação do edital de credenciamento de agentes culturais do MS”.
Ainda segundo o Sesi, é uma preocupação da Comissão que haja uma
descentralização das entregas culturais. “O intuito é garantir o acesso à Cultura tanto na capital como no interior, inclusive em atividades culturais itinerantes”, disse.
A ser questionado se a Comissão pretende selecionar especialistas em cultura para ajudar na interlocução com a classe, a instituição paraestatal argumentou que breve irá divulgar informações sobre o edital de credenciamento de agentes culturais da IncubARTE SESI. “E também fará seleção de mentores culturais para serem capacitados para supervisão dos projetos incubados”.
Concluindo, o Sesi confirmou que os Fóruns e Colegiados serão convocados a conhecerem e participarem da iniciativa. “Com certeza! A participação da classe artística e cultural, e da Sociedade Civil, é de extrema importância. Em breve divulgaremos estrutura de governança da Comissão Interna de Cultura e envolveremos a participação de representantes da comunidade”, completou .