Um avião de pequeno porte caiu no início da noite de 3ª.feira (23.set.25) na região da Fazenda Barra Mansa, no Pantanal de Aquidauana (MS), deixando quatro mortos.
Entre as vítimas está o arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, referência mundial em planejamento urbano sustentável, o documentarista Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.
Informações preliminares apontam que a aeronave modelo Cessna caiu por volta das 18h30, explodiu após atingir o solo e não deixou sobreviventes. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 20h10 e relatou que a região de difícil acesso atrasou o resgate.

QUEM SÃO A VÍTIMAS
- Kongjian Yu

Aos 62 anos, Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e formado pela Universidade Florestal de Pequim e pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
O arquiteto ganhou projeção internacional ao desenvolver o conceito de “cidades-esponja”, que transforma ruas, praças e espaços públicos em sistemas capazes de absorver, armazenar e reutilizar a água da chuva.
A ideia surgiu como resposta à urbanização acelerada e às mudanças climáticas, propondo soluções de drenagem natural — como jardins alagáveis, pavimentos permeáveis e parques inundáveis — que funcionam como uma esponja urbana.
Yu estava no Brasil desde o início de setembro, participando de conferências e da abertura da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no Parque Ibirapuera.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) lamentou sua morte em nota. “Sua obra deixa um legado de compromisso com a sustentabilidade, a paisagem e a vida urbana. O CAU/BR se solidariza com a família, amigos e colegas do arquiteto”, afirmou a presidente Patrícia Sarquis Herden.
- Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era documentarista e produtor cultural, com trabalhos voltados à memória e identidade brasileiras. Destacou-se no cenário audiovisual pela dedicação a produções documentais. Foi responsável pela direção da série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, sobre a queda do avião que vitimou a delegação do Chapecoense em 2016, trabalho que ganhou notoriedade ao ser indicado ao Emmy Internacional.
- Rubens Crispim Jr

Rubens Crispim Jr., diretor, roteirista e fotógrafo, formou-se em Artes Plásticas pela ECA-USP. Fundador da produtora Poseidos, tinha mais de 20 anos de carreira. Venceu o reality Projeto 48 (TNT) em 2006 e levou curtas a festivais internacionais, incluindo Cannes. Seu último trabalho foi o documentário O Bixiga é Nosso! (2023).
- Marcelo Pereira de Barros

Marcelo Pereira de Barros, o 'Marcelo Pantaneiro', piloto e proprietário da aeronave, também morreu na queda. Ele era paulista e deixou esposa e dois filhos:
As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).