
A partir de segunda-feira, dia 12 de maio, a novela “A Viagem” está de volta à programação da TV Globo, no “Vale a Pena Ver de Novo”.
No elenco da produção de 1994 estão estrelas consagradas como Antônio Fagundes, Christiane Torloni, Guilherme Fontes, Mauricio Mattar, Miguel Falabella, Andréa Beltrão, entre outros, sob a direção de Wolf Maya.
Um dos atores que deu vida ao marcante 'Adonay', um mascarado que na trama ficava
em frente a vídeo locadora da Diná (Christiane Torloni), segurando uma placa de propaganda de um refrigerante, é um morador de Campo Grande (MS).Sua conexão com a capital sul-mato-grossense foi por meio de sua ex-companheira, a também atriz, Malu Morenah. Eles se conheceram na Academia de Circo, em São Paulo. Malu, fez à ele o convite para que viessem viver em MS no final da década de 90.
Apesar de fixado moradia em MS, o artista, agora com 71 anos, ao longo da vida viajou o mundo. Ele conheceu mais de 80 países e fala cinco línguas. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, ele trabalhou em projetos de TV, cinema, teatro e circo, áreas em que segue ativo.
Na ocasião da novela, o ator disse à reportagem do TeatrineTV que usou toda a formação no
personagem que, inicialmente era pequeno, mas ganhou grande importância para a novela diante de ter se tornado querido para o público. "Isso porque ele só se comunicava por mímicas. Nesse sentido, minha formação em circo e Pantomima foi excelência", explicou o Breno Moroni.Por isso, o ator é crítico das dificuldades da profissionalização artística em MS. Para o local, ele defende mais escolas e políticas públicas para as artes. “A dificuldade está em formação, na área do cinema, teatro e circo. Num local onde não tem escola, como é que você faz? Então, a pessoa diz que vai ser ator, diretor, palhaço e pronto, mas não tem a formação, o que é a base. A gente precisa aqui no estado de escolas. Escolas de circo, de teatro, de cinema”, comentou Breno.
Breno fez outras participações em novelas da Globo como Malhação (1999), O Clone (2001) e Kubanacan (2003). O último trabalho dele na Globo foi uma participação na minissérie Um Só Coração (2004).
TRABALHO COM GRANDE OTHELO
Mostramos aqui que Breno esteve no elenco de Katharsys, longa rodado em película em 1990 e só finalizado digitalmente em 2022.
Dirigido por Roberto Moura e com Grande Othelo no elenco, o filme começou a circular em festivais mais de três décadas após as filmagens.