A bailarina Nathália Navarro, de Campo Grande (MS), contou que voltou recentemente de uma experiência marcante na capital argentina. No final de setembro, ela integrou o grupo Sanssouci, do Espaço de Dança Suzana Leite, em participação no Festival Mundial Confederación Interamericana de la Danza (CIAD), em Buenos Aires — um dos eventos mais tradicionais do circuito internacional de dança.
Nathália dividiu o palco com bailarinas de companhias do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
“A variação de repertório que dancei é tecnicamente muito desafiadora e sempre quis dançá-la. Isso me fez ensaiar muito antes do festival e evoluir tanto tecnicamente quanto artisticamente”, introduziu, Nathália. “É bom ver que o processo nos leva a algo, pois às vezes nos sentimos inseguros, procurando saber se estamos no caminho certo. Esse reconhecimento mostra o quanto estamos crescendo", celebrou.
Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e professora do Espaço de Dança Suzana Leite e da rede municipal de Campo Grande conquistou o 1º lugar em festival com solo repertório "Esmeralda" que reuniu artistas de toda a América do Sul.
A viagem rendeu ao grupo três primeiros lugares: Variação de Repertório Maiores 2, Conjunto de Jazz e Trio de Jazz, além do prêmio de melhor coreografia de Jazz do festival.
Além das competições, os dias em Buenos Aires foram dedicados também à formação. Nathália participou de aulas de balé com a professora argentina Alba Serra, experiência que, segundo ela, ampliou sua percepção sobre sua percepção técnica e expressão corporal.
“Ver coreografias tão diversas sendo apresentadas e perceber que questões importantes para nós são levadas internacionalmente através da Arte é algo muito inspirador”, destacou Nathália.
Nathália Navarro durante apresentação. Foto: Haroldo XavierApesar das conquistas, Nathália ressalta que o caminho até o festival não foi fácil. “A maior dificuldade foi financeira, já que os custos de transporte e hospedagem são altos. Mesmo assim, conseguimos realizar esse sonho com muito esforço coletivo”.
A bailarina fez questão de enfatizar que sua participação não foi individual: “Não fui por conta própria, e sim com o Grupo Sanssouci, do Espaço de Dança Suzana Leite. Também esteve presente o Grupo Prelúdio, formado por crianças e adolescentes da escola. Foi lindo ver o talento deles sendo reconhecido fora do país”.
De acordo com a diretora Graciela Quintana, ela viajou com 16 bailarinas de três categorias, Infantil, juvenil e sénior. “Eu preparei 19 trabalhos para levar para lá. Alguns balés clássicos de repertório, clássicos livres e jazz. Os balés foram montados por mim, já os repertórios foram adaptados”, explicou.
Nathália Navarro, bailaria premiada em festival argentino. Foto: Haroldo XavierDe volta ao Brasil, Nathália diz sentir-se renovada e motivada. “Essas experiências me dão coragem para tirar do coração os próximos projetos e colocá-los na realidade. Cada conquista é um lembrete de que estamos no caminho certo — com os pés no chão, mas o coração sempre em movimento”, completou.
SERVIÇO
Para quem tiver interesse em fazer aulas de dança com Nathália, basta entrar em contato pelo Instagram: @_nath.navarro ou pelo telefone +55 67 9 8469-6972
ESTAGIÁRIO FERNANDO PRESTES SOB A SUPERVISÃO DO REDATOR TERO QUEIROZ*





