
A apresentadora Cissa Guimarães foi uma das cinco homenageadas na cerimônia do Prêmio EMERJ Mulheres do Ano 2025, realizada na última 2ª feira (21.jul.25), no auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, no Rio de Janeiro. A premiação é promovida pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e destaca mulheres que desenvolvem trabalhos de relevância em suas respectivas áreas de atuação.
Cissa, que atualmente apresenta o programa Sem Censura, da TV Brasil, foi agraciada com o Troféu Romy, criado em homenagem à advogada feminista Romy Medeiros da Fonseca. Em seu discurso, a comunicadora dedicou a honraria ao filho Rafael Mascarenhas e à cantora Preta Gil. “Eu quero dedicar esse prêmio a dois anjos de luz que nos trouxeram tanta alegria e amor, que são Rafael Mascarenhas e Preta Gil”, declarou.
Durante a cerimônia, também utilizou o espaço para abordar temas sociais. “Quero usar a minha voz como artista para lutar contra todo tipo de injustiça, em especial contra as mulheres, o meio ambiente, a população LGBTQIA+, as crianças, os idosos e todos aqueles em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Cissa encerrou sua participação reforçando a importância da atuação do Judiciário. “Muito me honra receber o Prêmio EMERJ Mulheres do Ano 2025, como mulher, como mãe, como avó. Mais do que acreditar no Judiciário, eu espero que ele seja forte”, disse.
Além de Cissa Guimarães, também foram homenageadas: a juíza federal e secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Adriana Alves dos Santos Cruz; a deputada estadual Jucelia Oliveira Freitas, conhecida como Tia Ju; a 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes; e a desembargadora aposentada Myriam Medeiros da Fonseca Costa.

A edição 2025 marca a continuidade da premiação instituída pela EMERJ em 2021, em comemoração ao centenário de Romy Medeiros da Fonseca. A ativista foi responsável por importantes avanços na legislação brasileira em defesa dos direitos das mulheres, sendo uma das figuras centrais na revisão do Código Civil de 1916 quanto à situação da mulher casada.
O troféu entregue às homenageadas foi concebido pelo arquiteto e artista plástico Fábio Sotero, que doou a obra à instituição sem fins lucrativos, garantindo os direitos autorais à EMERJ por tempo indeterminado.
RECONHECIMENTO NA TV PÚBLICA
O programa Sem Censura, conduzido por Cissa Guimarães desde seu retorno ao ar em 2023, integra a grade da TV Brasil e completa 40 anos de existência em 2025. Desde sua reestreia, a atração já recebeu dois prêmios da crítica especializada: o Prêmio APCA 2024, como Melhor Programa de Televisão, e o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha 2024, na categoria Melhor Programa de Entrevistas.
Exibido de segunda a quinta-feira, ao vivo às 16h, o programa também conta com uma edição especial às sextas-feiras e é disponibilizado na íntegra no YouTube, no app TV Brasil Play e em formato de podcast no Spotify.