Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
TELEVISÃO

'Conversa com Bial' homenageia Janete Clair nos 60 anos da TV Globo

Às 23h45, no GNT e após o 'Jornal da Globo',

Por TERO QUEIROZ • 20/05/2025 • 19:08
Imagem principal Janete Clair Foto: Memória Globo

O programa ‘Conversa com Bial’ desta 3ª feira (20.mai.25), exibido no GNT e na TV Globo, prestou homenagem à autora Janete Clair, uma das figuras mais marcantes da teledramaturgia brasileira. A edição integra as celebrações dos 60 anos da emissora e relembra o centenário de nascimento da escritora, que seria comemorado em 2025.

Janete Clair ficou conhecida por transformar a telenovela brasileira em um fenômeno de audiência e cultura popular. Autora de sucessos como ‘Selva de Pedra’, ‘Pecado Capital’, ‘Sangue e Areia’ e ‘Véu de Noiva’, ela teve papel central na consolidação do gênero na televisão.

Para refletir sobre sua trajetória e legado, o apresentador Pedro Bial recebeu no estúdio a filha da autora, Denise Emmer, e o diretor Daniel Filho, que trabalhou com Janete em 13 novelas. Ao longo da conversa, os convidados relembraram momentos pessoais e profissionais da escritora, destacando a intensidade de sua relação com a dramaturgia.

Um dos temas abordados foi a parceria de Janete com o também autor Dias Gomes, seu marido. Denise relembrou que a convivência entre os dois era pautada pela colaboração, e não pela rivalidade, mesmo ambos atuando no mesmo campo. “Um dava palpite no trabalho do outro, o jantar em casa era sobre novela”, contou.

Em tom mais descontraído, Denise relatou um episódio curioso da infância, durante a exibição de ‘O Astro’. Segundo ela, foi pressionada por uma professora a revelar quem havia matado o personagem Salomão Hayalla e acabou divulgando o segredo. Dias depois, o nome do assassino foi publicado em uma revista especializada. A filha levou uma bronca da mãe e passou anos achando que havia sido responsável pelo vazamento da informação.

Daniel Filho, por sua vez, se emocionou ao lembrar da agilidade da autora diante da censura imposta à novela ‘Roque Santeiro’, em 1975. Janete escreveu ‘Pecado Capital’ em apenas dois meses para substituir o folhetim barrado, mantendo o elenco original. “Ela escreveu todos os personagens já pensando nos atores. Na mesma semana da censura, comecei a receber os capítulos”, contou o diretor.

Com apresentação e redação final de Pedro Bial, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 23h45 no GNT, e também após o Jornal da Globo, na TV Globo. A direção é de Fellipe Awi e Mairo Fischer, com produção de Anelise Franco. A direção de gênero é assinada por Claudio Marques.
 


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao