Logo TeatrineTV
Audiovisual

Gratuitamente, Sesc MS exibe 4 superproduções do cinema brasileiro

Por TERO QUEIROZ • 02/06/2023 • 18:14

​Em homenagem ao dia do cinema brasileiro (celebrado no dia 19 de junho), o Sesc Cultura de Mato Grosso do Sul, exibirá quatro superproduções do cinema nacional. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às terças-feiras, às 19h, os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, à partir das 18h30.

Uma das belas obras adquiridas pelo Sesc que serão exibidas é o primeiro longa-metragem de ficção do pernambucano Marcelo Brennand, “Curral”. Antes Brennand havia dirigido o premiado documentário “Porta a Porta” (2011). O filme, que mostra  a batalha real por votos em Gravatá acabou servindo de inspiração para o roteiro ficcional de "Curral".

Curral é o 1º filme ficcional do diretor pernambucano Marcelo Brennand. Foto: Reprodução
Curral é o 1º filme ficcional do diretor pernambucano Marcelo Brennand. Foto: Reprodução

“Curral” mostra os bastidores de uma eleição municipal, onde os eleitores se dividem entre o Azul e o Vermelho, cores que representam os partidos políticos que tradicionalmente comandam a cidade. Em meio a uma seca que afeta a população menos abastada, a água é o alvo das promessas de candidatos sedentos por poder.

O protagonista Chico Caixa (Thomas Aquino) é um tipo de “Robin Hood nordestino” que indaga o significado da política dentro do filme por meio de seu amigo candidato a vereador Joel (Rodrigo García). Foto: Sill | Reprodução
O protagonista Chico Caixa (Thomas Aquino) é um tipo de “Robin Hood nordestino” que indaga o significado da política dentro do filme, por meio de seu amigo candidato a vereador Joel (Rodrigo García). Foto: Sill | Reprodução

O filme de 1h30 minutos foi lançado em 2020 escancarando a podridão que há nos chamados “currais eleitorais”, realidade típica de um país onde a corrupção, neste caso manifesta pela prática da compra de votos, ainda se ampara no desespero e carência da população. Veja o trailer:

https://youtu.be/uupborH78gg

A linda produção pernambucana abrirá a semana, com sessão marcada para às 19h do dia 6 de junho, na Sala Cinema. Há 28 lugares disponíveis. A entrada é gratuita.

QUE HORAS ELA VOLTA

O filme coleciona prêmios. Foi vencedor nos festivais de Berlim (melhor filme da mostra Panorama) e Sundance (melhor atriz da seção World Cinema). Foto: Still
O filme coleciona prêmios. Foi vencedor nos festivais de Berlim (melhor filme da mostra Panorama) e Sundance (melhor atriz da seção World Cinema). Foto: Still

No dia 14 de junho, também às 19h na Sala de Cinema, será exibido a grande obra de Anna Muylaert, “Que Horas Ela Volta”, protagonizado pela atriz e apresentadora Regina Casé. O filme foi o escolhido pelo Brasil para tentar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016.

O longa de Muylaert conta a história de uma empregada doméstica e sua relação com os patrões, uma família rica de São Paulo.

Val e a filha, dentro do ônibus, perto do Largo da Batata (Foto: reprodução do filme)
Val e a filha, dentro do ônibus, perto do Largo da Batata (Foto: reprodução do filme)

A última vez que o Brasil teve um filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com "Central do Brasil". Com isso, a produção de Muylaert subiu à estante com os geniais "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1998) e "O Que É Isso Companheiro?" (1998), todos os longas brasileiros já indicados ao Oscar na categoria 'mlehor filme estrangeiro', desde que a premiação foi criada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1927. Até hoje, apesar das indicações, filmes brasileiros ainda não levaram o grande prêmio do cinema mundial. Veja o trailer:

https://youtu.be/Dffs46VCJ_g

O drama de 1h52min lançado em 2015 será exibido na Sala Cinema do Sesc, com entrada gratuita. Entretanto, há 28 lugares.

GRETA

Pedro enfrenta contradições entre quem deseja ser e o que realmente sente (Crédito: Aline Belfort)
Pedro enfrenta contradições entre quem deseja ser e o que realmente sente (Crédito: Aline Belfort)

Junho também é o mês em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, em alusão a data, o Sesc terá uma sessão especial  com exibição do filme “Greta”, protagonizado por Marco Nanini, vivendo um personagem homossexual que transborda em tela a dor da solidão, da perda, mas acima de tudo a esperança.

O longa-metragem dirigido por Armando Praça, tem 1h37 minutos de muito drama. A produção brasileira foi lançada em 2019 no Brasil e tem classificação para maiores de 18 anos.

No filme, Pedro, um enfermeiro de 70 anos, fervoroso fã de Greta Garbo, precisa liberar uma vaga no hospital onde trabalha para Daniela, sua melhor amiga. Para salvá-la, ele decide ajudar Jean, um jovem que acaba de ser hospitalizado e algemado por ter cometido um crime. Pedro esconde-o em sua própria casa até que ele se recupere e nesse período, eles se envolvem afetiva e sexualmente.

Denise Weinberg é Daniela, grande amiga do personagem principal, que constantemente ressalta a importância de se saber viver sozinho (Crédito: Aline Belfort)
Denise Weinberg é Daniela, grande amiga do personagem principal, que constantemente ressalta a importância de se saber viver sozinho (Crédito: Aline Belfort)

No dia 5 de setembro de 2019, o filme foi exibido no Cine Ceará, e recebeu o prêmio principal de melhor filme, assim como de melhor direção e ator (Marco Nanini).

O longa tem grandes similaridades com o cinema de Jacques Nolot, sobretudo no espetacular "Antes que Eu Me Esqueça" (2007), na ideia de corpo envelhecido e fora dos padrões de beleza, no desejo homossexual e na estética. Veja o trailer:

https://youtu.be/Jkkwy0PnQqQ

A belíssima obra será exibida às 19h do dia 20 de junho de 2023 Sala Cinema do Sesc, também com entrada gratuita. Apesar disso, vale lembrar que há apenas 28 lugares.

PALOMA

Ridson Reis e Kika Sena, em 'Paloma'. Foto: Divulgação
Ridson Reis e Kika Sena, em 'Paloma'. Foto: Divulgação

Encerrando a programação de junho, o filme em cartaz, "Paloma", consagrado como o Melhor Longa da mostra Première Brasil do Festival do Rio de 2022, vencedor do prêmio de Melhor Atriz para Kika Sena e exibido na 46ª Mostra SP.

'Paloma' ganhou o prêmio de melhor filme e Kika Sena de melhor atriz na mostra Première Brasil do Festival do Rio, em outubro de 2022. Foto: Carnaval Filmes
'Paloma' ganhou o prêmio de melhor filme e Kika Sena de melhor atriz na mostra Première Brasil do Festival do Rio, em outubro de 2022. Foto: Carnaval Filmes

O filme aborda a vida de uma sonhadora mulher agricultora negra, nordestina, analfabeta e transexual que tem apenas um desejo na vida, se casar na Igreja com seu namorado. Mas, mesmo sofrendo injustiça, violência, traição e preconceito, nada abalará a sua fé.

Kika Sena sagrou-se com a produção como a primeira atriz transexual a receber o prêmio no Festival do Rio. Paloma também foi pré-selecionado para indicação ao Oscar 2023.

Paloma foi dirigido por Marcelo Gomes, tem 1h44 minutos de duração e classificação indicativa de 16 anos. Veja o trailer:

https://youtu.be/Ys3qs5X2Jds

O longa será exibido às 19h do dia 27 de na Sala Cinema, com entrada gratuita e lotação máxima de 28 pessoas.  

SERVIÇO

A Sala Cinema fica no Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena, 2270 - Centro, Campo Grande (MS). O Sesc Cultura funciona de terça a sexta-feira sempre das 12h às 21h e nos sábados das 09h às 18h. Neste Link, baixe o aplicativo ou fale diretamente com o Sesc Cultura pelo WhatsApp.

A entidade é uma das mais ativas na promoção cultural com atuação física na Capital sul-mato-grossense e em Dourados (MS). As sessões gratuitas de cinema no Sesc MS tiveram início em 2018, com a inauguração da unidade Cultural. Elas foram paralisadas apenas na pandemia, mas com o fim do período de restrições, voltou as sessões, inclusive de filmes produzidos em Mato Grosso do Sul.

Veja mais eventos do Sesc Cultura no Instagram, aqui.


Google News

Tags: Anna Muylaert, Audiovisual, Campo Grande, Chico Caixa, Cinema, CULTURA, destaque, FCMS, Marcelo Brennand, Marco Nanini, Mato Grosso do Sul, Que Horas Ela Volta, Sesc, SESC Cultura

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao