Logo TeatrineTV
Política Cultural

Poeta Marco Lucchesi é o novo presidente da Biblioteca Nacional

Por ALY FREITAS • 02/06/2023 • 19:18

Foi empossado na última 3ª. feira (30.mai.2023) o novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi. A cerimônia ocorreu com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, no saguão da sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Alçado à presidência por sugestão do ex-ministro Gilberto Gil, Marco já ocupava o cargo desde fevereiro. Além de poeta, ele também é professor titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), romancista, memorialista, ensaísta, tradutor e editor. Tem graduação em história, com mestrado e doutorado em Ciência da Literatura e pós-doutorado em Filosofia da Renascença. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras entre 2018 e 2021, instituição onde adquiriu o título de Imortal.

Rio de Janeiro (RJ), 30/05/2023 – O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi e a ministra da Cultura, Margareth Menezes assinam ata de posse. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/05/2023 – O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi e a ministra da Cultura, Margareth Menezes assinam ata de posse. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Para abrir o evento, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda (RJ) executou, sob regência da maestrina Sara Higino, o Hino Nacional e alguns clássicos da música brasileira. Após assinatura do termo de posse, o novo presidente apresentou medidas voltadas para o fortalecimento institucional, como o aproveitamento de tecnologias da informação e da comunicação, a retomada da cooperação sul-sul e a valorização dos servidores de carreira. "Nós vamos abrir vias e caminhos para democratizar. Essa é a casa da cidadania", disse.

Rio de Janeiro (RJ), 30/05/2023 – O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi durante seu discurso de posse. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 30/05/2023 – O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi durante seu discurso de posse. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Além da posse de Lucchesi, a cerimônia foi o lançamento de uma nova política pública da Biblioteca Nacional: o Prêmio Akuri, que terá o objetivo de reconhecer obras ligadas à contação de histórias de povos originários e de culturas de matrizes afro-brasileiras.  

Com orçamento de R$30 milhões garantidos pelo Ministério da Cultura (MinC) à Biblioteca em 2023, a Ministra Margareth Menezes destacou a importância da instituição e a defesa de seu legado. "Sejamos todos soldados para defender o legado da cultura do Brasil como projeto de Estado. É o que o nosso povo merece", finalizou.

Foto: Arquivo/ FBN

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (FBN)

A FBN é um órgão público federal vinculado ao MinC. A fundação inclui a Biblioteca Nacional – a mais antiga instituição brasileira e a maior biblioteca da América Latina – além da Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) e a Casa de Leitura.

Foi inaugurada em 1810 por D. João VI, e desde 1910 ocupa o prédio localizado na Av. Rio Branco, número 219, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Sua missão é coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira, assegurando o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e a preservação da memória bibliográfica e documental do país. É considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. 

Com informações de: EBC


Google News

Tags: #compartilhetetarineTV, #TeatrineTV, CULTURA, destaque

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao