Nesta quinta-feira (16.mar.23) duas emissoras levarão ao ar a 2ª reedição do "Janela Aberta Para a Cidade", o programa de crônicas que fez época na história da radiofonia sul-mato-grossense, principalmente em Corumbá e Ladário. Nos anos 1960-1970, os textos eram escritos pelo poeta Clio Proença; agora, o autor é o jornalista e também poeta, Edson Moraes.
O programa será transmitido e reprisado nos programas de Jonas de Lima e Joel de Souza. O primeiro, entre 6h40m e 07h, no "Jonas de Lima Show da Alegria", pela Rádio Fronteira 106.9 FM. O segundo, às 07h15, pouco antes da transmissão da Missa de Aparecida, no horário de Joel de Souza, na FM Pantanal 87.9.
Nesta edição, a abordagem tem o mesmo conteúdo que serviu de apelo temático no 1º programa: o inconformismo com a perda de patrimônios históricos e culturais e o alerta para que essas perdas sejam evitadas.
A referência temática do programa é a importância dos cinemas na composição da identidade artística e cultural da região.
Ao longo de suas bicentenárias existências, Corumbá e Ladário já tiveram mais de 15 cinemas. Atualmente, não há nenhuma destas salas em funcionamento — umas fecharam suas portas, outras estão desativadas e a grande maioria foi demolida.
Segundo o jornalista Edson Moraes, esta é uma face negativa de um tipo de progresso que não consegue conviver com a memória e a história dos lugares aonde chega.
Um dos destaques nesta edição do "Janela Aberta Para a Cidade" é a apresentação do programa em cinco vozes, todas de raízes pantaneiras, entre as quais duas mulheres, Sônia Ruas Rolon e Marluci Brazil. Elas chegaram a participar das gravações nos anos iniciais do programa, nas décadas de 1960 e 1970. As outras vozes são dos radialistas Edson Moraes, Gino Rondon e Admir Lobo, este morando atualmente em Cuiabá (MT).
Para sintonizar as duas emissoras e ouvir o "Janela Aberta Para a Cidade", eis os links das emissoras e outras informações:
- Às 7:15 Rádio FM Pantanal https://fmpantanalcorumba.com.br/
- Às 6:40 Rádio Fronteira FM https://radiofronteiraam960.com/programming