O Laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais - BrLab, está com inscrições abertas para as ações da 13ª edição, que acontecerá de 16 a 23 de novembro de 2023 em São Paulo (SP). As inscrições custam R$50 e podem ser feitas AQUI até dia 7 de julho.
O evento ocorre anualmente e busca conectar profissionais do mercado audiovisual latino-americano, Península Ibérica e Itália que tenham filmes em fase de desenvolvimento e financiamento. Para isso, são promovidos workshops, palestras, rodadas de negócios e debates, visando a capacitação de profissionais do setor audiovisual.
Podem se inscrever, profissionais que possuam projetos de filmes de longa-metragem de ficção, que tenham um produtor, um diretor e um roteirista que confirmem participação no BrLab. Como requisito, o diretor deve ter dirigido ao menos um curta-metragem de ficção ou documentário e estar envolvido na escrita do projeto apresentado.
Nesta etapa, conhecida como BrLab Features, nove projetos serão selecionados para receber consultorias de roteiro, direção, produção e distribuição. Além da parte brasileira, outros três projetos serão escolhidos em parceria com o Cinéma en Développement do Festival de Toulouse, Open Doors do Festival de Locarno e Bogotá Audiovisual Market (BAM), totalizando 12 projetos contemplados.
De acordo com o regulamento, projetos em início de carreira, que não tenham passado por outros laboratórios ou encontros de coprodução no Brasil, poderão ser priorizados pela comissão. A lista de selecionados será divulgada até o final de agosto.
PROGRAMAÇÃO
Além de contemplar filmes em etapa de desenvolvimento de projetos, o evento também conta com outras seis ações simultâneas, com inscrições paralelas:
- Workshop Audience Design – promovido em parceria com o Projeto Paradiso para promover o debate sobre audiências aos projetos apoiados pela instituição;
- BrLab Rough Cut – para filmes em processo de pós-produção;
- BrLab CoPro – com rodadas de negócios entre projetos e profissionais de diferentes países com interesse em iniciativas de coprodução;
- São Paulo Locarno Industry Academy, em parceria com o Festival de Locarno, focada na formação de profissionais de comercialização;
- BrPlot – encontro aberto ao público com programação de mesas de debate e palestras voltadas ao roteiro e à escrita para o audiovisual em parceria com a ABRA;
- Reach – encontro com programação aberta focado na reflexão sobre o público de projetos audiovisuais em desenvolvimento.
Este ano, além do evento principal na capital paulista, haverá a etapa WIP BrLab, de 24 a 28 de novembro, na cidade de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. As informações sobre esta etapa ainda não foram divulgadas.
BOLSAS IBERMEDIA
O Programa de Desenvolvimento de Apoio à Construção do Espaço Audiovisual Ibero-Americano (Ibermedia) patrocina o BrLab desde a primeira edição. Cada projeto selecionado para o BrLab vinculado a profissionais não-residentes em São Paulo receberá uma bolsa que cobrirá os custos de 1 (uma) passagem aérea por projeto, e ainda, os custos de hospedagem para 2 (dois) integrantes (produtor e diretor/roteirista).
Os participantes ficarão alojados em apartamentos na categoria double, e deverão viabilizar ou custear, necessariamente, a passagem aérea para a participação do segundo representante do projeto — e do terceiro representante também, quando for o caso.
O BrLab é patrocinado pelo Projeto Paradiso, Programa Ibermedia, Spcine e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pela Instagram ou site do evento.